segunda-feira, 14 de março de 2016

Ele me trocou por outra... Saber perder

Quando o relacionamento acaba devemos nos perguntar o que, de fato, perdemos ao final da relação. 
Tome o exemploe de Mara (nome fictício):

Mulher de 40 anos, namorava um diretor da empresa na qual trabalha. Quando o relacionamento (praticamente um casamento) acabou, suas amigas tentavam-lhe em vão consolar mas, não havia argumentos ou bons conselhos que devolvessem-lhe a serenidade. 

O motivo da dor de perder era imperceptível a elas. Mara perdeu várias coisas com o final do namoro, algumas mais ou menos claras: a convivência familiar com o ex e seus filhos, por exemplo. Mas, o que mais doía era a perda social e a posição de "mulher do chefe", perante os colegas. Muitos deles a excluíram das rodinhas de conversas e do happy hour na sexta feira.

Para ser sincero, não me senti à vontade para apontar, logo de cara, que em parte, seu sofrimento não vinha somente de amor frustrado mas, de status perdido. Não é admirável, socialmente, sofrer por questões como essa. 

O fato bom é que mara está recuperada hoje, há alguns meses do rompimento Além da terapia a vida lhe presenteou com uma “agradável coincidência” em relação ao status: engatou novo namoro com o presidente de uma empresa parceira da que trabalha.  

Outra história...
- Minha vida acabou! Sinto um vazio desde quando terminamos! Disse Bruna.
- Eu fico pensando em que momentos ele faz mais falta! Disse-lhe
- Mais à noite, quando chego em casa. Durante o trabalho me distraio e nem penso!
- E quando chega em casa...como é?
- Fico perdida! Sem saber o que fazer. Fico olhando para as paredes meio confusa.
- E quando ele estava? Como era?
- Sem graça! A gente discutia muito, eu não suportava! Que raiva de mim!


Bruna perdeu algo que já não possuía: um bom casamento. Embora a relação já não fosse agradável não havia se dado conta que perdera a rotina  segura que tinha. Bruna perdeu a referência. 

Seria um erro pensar que só nos acostumamos com o que nos faz bem. Essa mulher estava habituada àquela forma de viver e ficou sem chão. Pouco importava o marido e sua atual mulher. O que doía em Bruna eram duas coisas: a noção de tempo perdido e o desgoverno que sua vida tomou.

As pessoas se relacionam por diversos possíveis motivos:
Segurança;
Companhia;
Autoestima;
Sonhos;
E, entre outros, de vez em quando um deles é amor! Quando a relação acaba essas razões se perdem e nos vemos diante da falta. O que você perde? A resposta será o melhor atalho para sua superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário